Segunda, 22 de janeiro de 201822/1/2018
51985292179
Nublado
21º
21º
28º
Gravatai - RS
Erro ao processar!
dy5
GIRO REGIONAL
Cachoeirinha | Centro Integrado de Comando e Controle e Cachoeirinha Digital foram alguns dos investimentos do município
.
Moises Pacheco Gravataí - RS
Postada em 02/01/2018 ás 15h30
Cachoeirinha | Centro Integrado de Comando e Controle e Cachoeirinha Digital foram alguns dos investimentos do município

O ano de 2017 foi de mudanças e de investimentos na área da segurança e da mobilidade urbana em Cachoeirinha. A integração das duas pastas permitiu, além da diminuição de custos, a realização de ações conjuntas, que vêm reduzindo índices de criminalidade no município. Conforme dados do Observatório Estadual de Segurança Pública, os furtos caíram 18% e o de veículos, em especial, caiu 23%, no comparativo com os meses de janeiro a outubro entre 2016 e 2017. Os delitos relacionados a armas e munições também tiveram uma queda de 24%, no mesmo período.
Estes resultados são reflexos da nova política municipal. O município criou, em abril, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), aproveitando a antiga Central de Videomonitoramento. “A adoção de uma central única, que inclui a Guarda Municipal e a Guarda de Trânsito, gerou uma economia mensal de R$ 20 mil aos cofres públicos, além de garantir rapidez aos atendimentos e o cercamento eletrônico da cidade”, destaca o secretário de Segurança e Mobilidade, Marco Aguirre. 
Por meio de radiocomunicadores, os agentes que observam pelo videomonitoramento, alertam os guardas que estão nas ruas sobre as ocorrências ou suspeitas. Além disso, o setor mantém comunicação permanente com a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Associação de Taxistas, que avisam à Secretaria sobre situações de risco e emergências. O CICC ainda recebe informações da comunidade, através de grupos de Whatsapp.
Para ampliar a ação do CICC, foi implantado o Cachoeirinha Digital, que conta com parcerias da iniciativa privada e da sociedade para aprimorar a segurança por videomonitoramento. O primeiro passo resultou numa iniciativa pioneira no Estado no monitoramento na de via pública: através de uma parceria com a empresa Proterisco, foram instaladas três estações de monitoramento, conectadas ao Centro Integrado. 
A inciativa é complementada pelas imagens das câmeras particulares do comércio, de empresas e condomínios, também ligadas ao CICC. Para integrar a ação e compartilhar as imagens é preciso comparecer à Secretaria e preencher o termo de adesão (Av. Coronel João Batista Soares da Silveira e Souza, 130/2° andar, telefone 3469-5268). 
Também visando a articulação das ações, foi implantado neste ano o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). O colegiado, que se reúne mensalmente, é um fórum deliberativo e executivo, com o objetivo permanente de promover a articulação dos programas de ação do governo municipal na área da fiscalização e segurança urbana. Uma das suas atribuições é fomentar a alimentação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas.

Balada Segura

Outro destaque da Secretaria foi a adesão de Cachoeirinha, em agosto, ao projeto Balada Segura, que visa à fiscalização do uso de álcool na direção. As ações são semanais, em diferentes horários e pontos da cidade, e integram a Guarda de Trânsito e a Guarda Municipal, com o apoio da Brigada Militar, Polícia Civil e, em alguns casos, a Polícia Rodoviária Federal.
O secretário Aguirre antecipa, uma outra boa notícia: no dia 4 de janeiro, quinta-feira, será entregue o armamento para a Guarda Municipal. “Somos uma das poucas cidades do Brasil a dispor de guarda armada e acreditamos que a medida confere uma atuação mais efetiva no combate ao crime em Cachoeirinha”, declara. Foram investidos pelo município cerca de R$ 500 mil, entre equipamentos e treinamentos.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium