Quinta, 21 de junho de 2018
51985292179
Giro Nacional

04/01/2018 ás 13h35 - atualizada em 05/01/2018 ás 14h15

Moises Pacheco

Gravataí / RS

Ano Novo... alimentação saudável
Você se excedeu no final do ano e precisa planejar sua dieta?
Ano Novo... alimentação saudável







Com as festas de final de ano e comemorações extras, a maioria das pessoas se concentrou em cardápios deliciosos, mas abundantes para saborear ao lado de familiares e amigos. O ideal é priorizar a companhia das pessoas e tirar o foco da comida, mas nem sempre é o que acontece, explica a nutricionista Margarete Kayser, coordenadora do Centro Especializado em Nutrição e Qualidade de Vida da Secretaria Municipal da Saúde (Cenq/SMS). Segundo ela, a Prefeitura de Gravataí oferece, através do Programa Viva Mais Leve, orientações e cuidados com a alimentação durante o ano todo, mas intensifica nas festas de final de ano para que os usuários do serviço não abusem na hora de compartilhar.


Divertir-se com as pessoas e não focar somente em comer muito, lembra a especialista, salientando que os excessos levam a desconfortos e dores indesejadas. Para ela, o desafio para o usuário, principalmente o que frequenta o Cenq e que está buscando uma vida mais saudável, é lembrar-se que o mais importante é estar atento na hora de ingerir cada alimento. Durante o dia, as dicas são respeitar os horários das refeições, evitando longos períodos sem se alimentar, abusar da água e dos vegetais folhosos e investir em frutas da época, ensina, salientando que só uma dieta equilibrada aliada a exercícios físicos pode recuperar os quilos adquiridos com as comemorações.


Agora no verão é mais fácil fazer um lanche saudável utilizando frutas, cereais integrais e iogurte light, acredita a nutricionista. Segundo Margarete, muitos projetos são desafiadores, mas possíveis. Busque uma unidade de saúde mais próxima ou ligue para o Cenq , destaca Margarete, e o telefone é 3600.7750 .


Confira as sugestões e opções saudáveis da equipe do Cenq:


Água saborizada


Ingredientes: água filtrada (gelada ou natural), água de coco ou água com gás;


Frutas cortadas (lavadas, maduras), fatias de maçã, laranja, kiwi, pera, uva, abacaxi, melancia, fatias de limão ou frutas de sua preferência. Não usar banana.


Ervas e especiarias; manjericão, hortelã, menta, baunilha, melissa, canela em pau, raspas de cascas de limão ou laranja.


Para cada 4 medidas de água, misturar uma medida de frutas e ervas. Deixar algumas poucas horas na geladeira, para não modificar o sabor da bebida.
















Salada Tropical


Ingredientes: um abacaxi fatiado; duas mangas cortadas em tiras; duas cenouras raladas; três tomates cortados em rodelas e um pé de alface.


Modo de preparo: lave bem todos os ingredientes. Descasque o abacaxi e corte-o em fatias, descasque as cenouras e rale, corte a manga em tiras, corte os tomates em rodelas e a alface deixe as folhas inteiras. Monte a salada.


Molho para salada


Ingredientes: duas colheres de sopa de iogurte desnatado; duas colheres de sopa de maionese light; uma colher de sopa de mostarda; duas colheres de sopa de azeite de oliva; sal e pimenta a gosto.


Modo de preparo: misturar todos os ingredientes, servir com as saladas.


Maionese de iogurte


Ingredientes: duas cenouras cozidas; um copo de iogurte natural desnatado; uma pitada de sal; pimenta a gosto.


Modo de preparo: colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater.








O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium