Segunda, 22 de janeiro de 201822/1/2018
51985292179
Nublado
21º
21º
28º
Gravatai - RS
Erro ao processar!
dy4
GIRO REGIONAL
Canoas | Saúde reduz em 300% o tempo de espera pela primeira consulta nos postos
.
Moises Pacheco Gravataí - RS
Postada em 12/01/2018 ás 15h15
Canoas | Saúde reduz em 300% o tempo de espera pela primeira consulta nos postos

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Canoas, que procuravam o posto de saúde mais próximo de sua casa em janeiro de 2017, demoravam até três meses para conseguir agendar uma consulta. Em 12 meses, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) trabalhou para reduzir este período e, atualmente, o usuário obtém sua agenda dentro do mês vigente, em uma redução do tempo de espera de mais de 300%.


Entre as medidas tomadas pela atual gestão está o projeto piloto de acolhimento em três Unidades Básica de Saúde (UBSs) do município - Igara, São Luís e Niterói. Nestes locais, a população chega no posto e não sai sem ter a sua demanda encaminhada. Conforme levantamento da SMS, dos 28 postos de Canoas, apenas em dois não havia agenda para primeira consulta no mês janeiro.


A secretária da Saúde de Canoas, Rosa Groenwald, destaca ainda que o retorno da consulta também ocorre dentro do mesmo mês. "Este resultado só foi possível com o trabalho de gestão realizado dentro da secretaria. Atacamos o problema do teleagendamento, que nada mais era do que uma fila virtual, e oferecemos os turnos estendidos nas unidades com agenda aberta para a população, o que com certeza contribuiu para a melhoria do tempo de espera", declara.


Hoje, a UBS em que o usuário espera menos tempo pela primeira consulta é a Nova Niterói, com um prazo de seis dias. O retorno do paciente ocorre em 13 dias. "Esse tempo é perfeitamente aceitável. Chegamos em um momento de excelência em se falando de SUS. Hoje, nos planos de saúde privados, se espera muito mais tempo em consultas eletivas", acrescenta a secretaria de Saúde.


Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, o maior tempo de aguardo pela primeira consulta ocorre na UBS Estancia Velha, com prazo de 35 dias. "Neste posto temos população de aproximadamente 27 mil habitantes e contamos com duas equipes de saúde da família. A atual estrutura física não comporta mais profissionais ,mas a Unidade já está em ampliação para podermos fazer o aumento da cobertura", explica Rosa.



Reformas


Além de reduzir o tempo de espera pela primeira consulta, a Prefeitura de Canoas investe na melhoria física das UBSs. No bairro Guajuviras, o posto de saúde do CAIC passará por uma grande reforma neste ano. O investimento total previsto é de R$ 600 mil. A obra será realizada com recurso de R$ 297 mil obtido por emenda parlamentar do Senador Lasier Martins e contrapartida municipal de mesmo valor.


A reforma irá contemplar toda UBS. No total, o prédio terá um incremento de quatro consultórios médicos, sala de esterilização, e mais um consultório odontológico além dos dois já existentes. A UBS terá como área total 570 metros quadrados e 11 salas de atendimento (acolhimento, vacina diferenciada, procedimentos, curativos, coleta de exames, nebulização, observação, atividades coletivas, agente comunitários e Nasf - Núcleo de Apoio à Saúde da Família). A farmácia também contará com um novo depósito para medicamentos. Em média são atendidas 1,5 mil pessoas por mês.


A secretária da Saúde de Canoas, Rosa Groenwald, reforça que a Prefeitura tem como prioridade garantir a qualidade do atendimento à população."Encontramos uma situação de precariedade em muitos postos da cidade. A Prefeitura de Canoas, no ano de 2018, vai promover melhorias não apenas na unidade do CAIC, mas em outras, adequando o atendimento às necessidades dos usuários", reforça.


 

tags:
• canoas
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium