Quinta, 21 de junho de 2018
51985292179
Giro Metropolitano-rs

18/02/2018 ás 21h07

Moises Pacheco

Gravataí / RS

Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais a partir de segunda-feira
Com informações da Defesa Civil de Gravataí
Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais a partir de segunda-feira

A MetSul Meteorologia alerta que a atuação de centro de baixa pressão traz condições muito favoráveis à ocorrência de chuva localmente forte a torrencial com altos volumes localizados e ainda para tempo severo no Sul do Brasil amanhã (19/02) e na terça-feira (20/02) com temporais de vento e granizo, além de um risco marginal de atividade tornádica.


Centros de baixa são pródigos em provocar chuva forte e temporais, em qualquer época do ano, e durante o verão, com ar mais quente e instável, a possibilidade de chuva excessiva localizada é ainda maior. Porto Alegre e a região metropolitana estão na área de risco. As precipitações devem ser irregulares na distribuição no território gaúcho, mas acreditamos que choverá forte em algumas das cidades mais castigadas pelo quadro de estiagem no Sul gaúcho.


A área de baixa pressão avança do Norte da Argentina para o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira e irá instabilizar o tempo em grande parte do Estado e do Sul do Brasil no decorrer do dia. São prováveis ainda temporais localizados com risco de granizo e vento forte, sobretudo entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná. A instabilidade nesta segunda aumenta muito da tarde para à noite à medida que o centro de baixa se move para o Rio Grande do Sul, encontrando ar muito quente.


Na terça, a baixa estará sobre o oceano e se intensificará, podendo dar origem a um ciclone. A circulação de umidade do sistema traz pancadas de chuva para a maioria das regiões gaúchas no decorrer do dia e que isoladamente podem ser fortes a torrenciais com elevados volumes em curto período.


O Sul e a Metade Leste do Estado, em especial, estarão sob a influência da circulação de umidade com nuvens Cumulus bastante carregadas. Temporais isolados ainda são possíveis no Rio Grande do Sul nesta terça, mas, devido ao posicionamento do centro de baixa pressão, o risco de tempo severo aumenta muito em Santa Catarina e no Paraná, onde algumas tempestades isoladamente podem ser severas com granizo e vendavais.


Na quarta-feira, o tempo segue instável em parte do Estado, mas à medida que o centro de baixa no oceano começa a impulsionar ar seco pelo interior do continente, o tempo estará melhor na maior parte do Rio Grande do Sul com sol e nuvens de quinta-feira em diante.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium