Quinta, 21 de junho de 2018
51985292179
Giro Policial

13/03/2018 ás 13h14

Moises Pacheco

Gravataí / RS

Porto Alegre | Lei Antivandalismo aumenta poder de polícia da Guarda Municipal
.
Porto Alegre | Lei Antivandalismo aumenta poder de polícia da Guarda Municipal

O prefeito Nelson Marchezan Júnior vai sancionar, nesta terça-feira, a Lei Antivandalismo, proposta pelo Executivo de Porto Alegre. Além de ampliar multas, a lei aumenta o poder de polícia administrativa da Guarda Municipal. O comandante da Guarda Municipal, Roben Martins, disse em entrevista ao programaPlantão Guaíba, que, a partir de agora, os agentes vão poder autuar em flagrante a pessoa que comete crime contra o patrimônio público.


“A partir da sanção, a Guarda Municipal vai ter um poder maior de atuação. No momento, quando recebemos uma denúncia de pichação, temos que apreender a pessoa e levar para delegacia, para que seja feito o registro. Com a lei, nós poderemos autuar o delinquente de forma que o dano causado por ele possa ser restituído e a Prefeitura não fique só com o prejuízo do que foi danificado”, explica Martins.


De acordo com o comandante, a Procuradoria Geral do Município (PGM) fará ações para formar agentes capacitados para realizar as autuações e também multar entidades que bloqueiam vias públicas durante manifestações. A multa de até R$ 400 mil está prevista para quem “embaraçar ou impedir, por qualquer meio, o livre trânsito de pedestres ou veículos nos logradouros públicos”.


No entanto, Martins salienta que protestos não serão impedidos, mesmo com a multa. “A manifestação é prevista constitucionalmente e não será proibida. O que não pode é o caos, interromper o trânsito e o direito de ir e vir, que também está na Constituição. Nos casos do bloqueio já existe um protocolo: primeiramente, a EPTC tenta resolver, depois a Guarda Municipal entra nas negociações e, se preciso, acionamos a Brigada Militar. Com a lei, a Guarda poderá autuar a agremiação responsável pelo ato”. A nova legislação foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre em dezembro.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium