Quinta, 21 de junho de 2018
51985292179
Giro RS

13/03/2018 ás 13h53

Moises Pacheco

Gravataí / RS

Canoas | Sistema Geocanoas é referência para municípios do Estado
.
Canoas | Sistema Geocanoas é referência para municípios do Estado

O Instituto Canoas XXI recebeu na tarde desta segunda-feira (12) uma comitiva da Prefeitura de Erechim. O objetivo do encontro foi conhecer a expertise do município de Canoas no geoprocessamento e o funcionamento do sistema Geocanoas, que é referência no Estado, para uma possível implantação na Prefeitura de Erechim, que necessita de mais tecnologia para agilidade em seus processos.


Estiveram presentes na reunião, conduzida pelo diretor presidente do Instituto Canoas XXI, Francisco Hörbe, e pelo diretor executivo, Oswaldo Steffen, o secretário da Fazenda do município de Erechim, Roberto Dionísio Fabiani; o secretário de Planejamento, Gestão e Orçamento, José Osvaldo Leite Camargo; o secretário de Obras Públicas e Habitação, Vinícius Anzilieiro; e o chefe do Setor de Cadastro Imobiliário, Giovani Gallego Leichsenring. A apresentação sobre o sistema Geocanoas foi conduzida pelo diretor de Cadastro Técnico e Geoprocessamento do Instituto, Daniel Colvara.


O presidente do Canoas XXI, Francisco Hörbe, comenta que a integração com os municípios que estão iniciando com o geoprocessamento é fundamental para orientar essas prefeituras na importância e na funcionalidade da ferramenta e para mostrar a expertise do Instituto Canoas XXI, que já tem o sistema instalado há 10 anos. "Como um dos municípios que tem o melhor geoprocessamento do Rio Grande do Sul, é importante que Canoas tenha essa aproximação com outros municípios para uma orientação sobre toda a utilidade da ferramenta", salientou.


Hörbe ainda destaca que o Geocanoas está em uma fase de atualizações de dados e que a intenção é começar a mapear e a cadastrar outros dados do município como, por exemplo, semáforos, placas, sinalização, recuperação asfáltica, entre outros. Essas informações também servirão de indicadores de desenvolvimento para cada secretaria municipal.


O secretário da Fazenda da Prefeitura de Erechim, Roberto Dionísio Fabiani, afirma que a finalidade da visita ao Instituto Canoas XXI foi conhecer o funcionamento do sistema Geocanoas para possível implantação em Erechim. "Estamos tentando implantar nosso próprio sistema de geoprocessamento no município para facilitar a parte de recadastramento imobiliário e cadastramento de obras. Além disso, pretendemos implantar um sistema diferente de encaminhamento de projetos. Viemos para Canoas justamente para entender o funcionamento do Geocanoas, que é uma referência no Estado, e ver o que é possível implantar em Erechim", destaca Fabiani.



O sistema Geocanoas


Em funcionamento desde 2008, o sistema Geocanoas é uma ferramenta de mapeamento do município que tem o objetivo de fornecer dados e informações para as secretarias municipais e para as equipes técnicas. O novo portal do sistema foi lançado em novembro de 2017 e está passando por uma série de atualizações quanto às informações geográficas.


As informações disponibilizadas contribuem para o gerenciamento, planejamento e desenvolvimento de políticas públicas e de decisões administrativas. Além de ser uma ferramenta de gestão interna, o Geocanoas ainda oferece uma série de dados do município para o cidadão, como, por exemplo, a localização e o contato de todos os equipamentos públicos de Canoas.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium