Segunda, 23 de abril de 201823/4/2018
51985292179
Claro
18º
17º
29º
Gravatai - RS
Erro ao processar!
p13
GIRO POR GRAVATAÍ & CACHOEIRINHA
Sistema de estacionamento rotativo em Gravataí é referência para outros municípios
Texto: Cristine Luiza Schmidt / Edição: Luiz Fernando Aquino / Foto: Hiuri Souza
Moises Pacheco Gravataí - RS
Postada em 03/04/2018 ás 16h05 - atualizada em 04/04/2018 ás 17h58
Sistema de estacionamento rotativo em Gravataí é referência para outros municípios

Gravataí já é uma referência no Estado no que diz respeito à modernização tecnológica nas áreas de estacionamento rotativo. Na segunda-feira, 2, o prefeito Marco Alba e o secretário de Mobilidade Urbana Alison Silva receberam os gestores de Nova Petrópolis, o prefeito Regis Hahn, o vice-prefeito Charles Paetzinger, juntamente com seus secretários de governo.
Na ocasião, a comitiva veio conhecer o modelo de estacionamento rotativo adotado na cidade. O prefeito Marco Alba destacou alguns dos diferenciais existentes em Gravataí. "Somos a primeira do Brasil a oferecer a compra de tíquetes da Área Azul com cartão de crédito e débito diretamente nos parquímetros, além das formas convencionais, notas e moedas, oferecendo mais uma opção prática para os condutores", compartilhou.
Ao todo Gravataí conta com 16 terminais ecologicamente corretos, que funcionam com energia solar para aquisição dos tíquetes. Eles estão distribuídos na região central da cidade e também na Morada do Vale I, locais com maior densidade comercial e que são abrangidos pelo sistema. "Os motoristas também têm à sua disposição outras modalidades de venda, diretamente com os orientadores da Área Azul em cerca de 50 pontos do comércio local, ou SMS, telefone ou pelo aplicativo de celular", completou o secretário Alison.
O prefeito de Nova Petrópolis elogiou a iniciativa do Governo. "A democratização do uso das vagas possibilita que mais pessoas circulem pelo comércio local, sendo um grande benefício para a população e também para os lojistas", observou Hahn.
A segurança é outro benefício que o estacionamento rotativo proporciona. Dados da Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública apontam que o número de roubos a carros diminuiu cerca de 35% após a implantação da Área Azul na cidade. "Os monitores que ficam circulando também acabam reprimindo a incidência de roubos, já que acompanham a movimentação dos veículos", comentou o prefeito, acrescentando que o sistema conta com um veículo de monitoramento equipado com câmeras de vigilância para auxiliar no monitoramento.


O estacionamento rotativo possibilita que um número maior de veículos utilize as cerca de mil vagas de Área Azul existentes na cidade, resultando numa maior fluidez do trânsito e mais justiça na ocupação dos espaços públicos.

tags:
• gti
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium