Segunda, 23 de abril de 201823/4/2018
51985292179
Claro
18º
17º
29º
Gravatai - RS
Erro ao processar!
p14
Giro Político
Giro Político

Em pauta as noticias politicas.

GIRO NACIONAL
Joaquim Barbosa filiou-se ao PSB e poderá disputar a Presidência da República
.
Moises Pacheco Gravataí - RS
Postada em 08/04/2018 ás 13h08
Joaquim Barbosa filiou-se ao PSB e poderá disputar a Presidência da República

O ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa filiou-se ao PSB na sexta-feira, o último dia para oficializar sua entrada no partido, cumprindo uma etapa formal para se candidatar à Presidência da República em outubro, informou a assessoria do magistrado.


Barbosa vinha avaliando sua filiação ao partido, que o convidou de olho no potencial eleitoral do ex-ministro, e deixou para oficializar sua entrada no partido nos últimos momentos antes do limite previsto na lei eleitoral.


“Das conversas com o PSB construiu-se um entendimento que, no fundo, me traz um certo conforto e propicia mais tempo para reflexão na tomada de uma decisão final”, declarou Barbosa em texto divulgado por sua assessoria antes de confirmar a filiação.


“É que, embora uma parcela considerável das lideranças do partido externem simpatia pela minha filiação, o fato é que, em total transparência, o PSB deixou claro que não me garante de antemão a legenda para uma possível candidatura à Presidência da República.”


Vale lembrar que os partidos têm até 15 de agosto para apresentarem o registro dos candidatos.


Em nota divulgada pelo PSB, o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, lembrou da atuação do ex-ministro no combate à corrupção, citando sua importante atuação no caso do Mensalão, quando denunciou figuras importante do PT e PSDB. “Ele deixou sua marca pessoal de firmeza e independência, e, ao colocar em discussão na corte pautas progressistas contribuiu para um significativo avanço civilizatório da sociedade brasileira”, disse Siqueira.


“Joaquim Barbosa é um homem público honrado, de trajetória admirável, que vem reforçar e qualificar os quadros do partido. É uma satisfação contar com o ex-ministro no PSB neste momento tão desafiador do nosso país”, ponderou o presidente do PSB.


Pesquisas qualitativas de conhecimento de socialistas apontam que ele pode ser o grande destinatário de votos com a saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da disputa eleitoral.


A maioria na legenda posiciona-se a favor da candidatura de Barbosa, mas a ideia vinha enfrentando resistências internas, principalmente entre os que desejam disputar governos estaduais e temem que uma campanha presidencial abocanhe muito dos recursos do fundo eleitoral.


A ideia era que a filiação ocorresse em Brasília, mas como boa parte das lideranças do partido estará na capital paulista para a transmissão de cargo do atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), para o vice-governador Márcio França, do PSB, isso foi alterado.


Segundo uma fonte do partido, deve ocorrer um ato político para marcar a entrada de Barbosa no PSB, já que a filiação ocorreu de maneira discreta nesta sexta.


Ministro do STF de 2003 a 2014, Barbosa foi presidente da Corte entre 2012 e 2014 e desempenhou papel de destaque no julgamento da Ação Penal 470.


Doutor e mestre pela Universidade de Paris-II Panthéon-Assas, o ex-ministro é professor licenciado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Em sua longa carreira pública, antes de chegar ao Supremo, atuou quase 20 anos como procurador do Ministério Público Federal. Natural de Paracatu (MG), Barbosa mudou-se para Brasília nos anos de 1970, concluiu os estudos secundários e ingressou no curso de Direito da Universidade de Brasília.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium