Segunda, 23 de abril de 201823/4/2018
51985292179
Claro
18º
17º
29º
Gravatai - RS
Erro ao processar!
p223
GIRO POR GRAVATAÍ & CACHOEIRINHA
Gravataí-rs | Mais de 700 pacientes deixaram de comparecer às consultas agendadas no primeiro trimestre deste ano
Texto: João Vieira / Edição & Revisão: Cristine Luiza Schmidt
Moises Pacheco Gravataí - RS
Postada em 16/04/2018 ás 13h33 - atualizada em 17/04/2018 ás 12h30
Gravataí-rs | Mais de 700 pacientes deixaram de comparecer às consultas agendadas no primeiro trimestre deste ano

Inaugurada em setembro de 2016 pela Prefeitura de Gravataí, a Central de Teleagendamento da Secretaria Municipal de Saúde - SMS existe para simplificar o processo de marcação de consultas. Vinculado a cinco Unidades Básicas de Saúde - UBS do município, o departamento busca reduzir ao máximo o número de abstenções, ou seja, quando os pacientes que agendam os atendimentos não comparecem no dia e horário marcados. Somente no primeiro trimestre deste ano, o sistema contabilizou mais de 700 faltas.

"A Central de Teleagendamento da SMS atua como um canal de comunicação entre as UBS's e o paciente, facilitando o serviço de marcação de consulta", disse o secretário da pasta Jean Torman.

Conforme a coordenadora do departamento, Simone Lourenci, a desistência dos pacientes provoca uma série de consequências. "O não comparecimento às consultas agendadas impede que outras pessoas sejam atendidas, o que compromete a organização da fila de espera", conclui.

Para reduzir este índice, a pasta disponibilizou um setor específico para desistências. Desde o lançamento em dezembro do ano passado, o número de faltas diminuiu de 30% para 10%. Ainda, de acordo com a coordenadora, "os principais motivos que justificam estas faltas dizem respeito às condições climáticas, a indisposição e até mesmo o esquecimento" afirma Simone Lourenci.

A Central de Teleagendamento recomenda que, em caso de desistência, os pacientes notifiquem o departamento com no mínimo 24h de antecedência. Deste modo haverá tempo hábil para acionar o paciente subseqüente à lista de espera. O atendimento via telefone ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h ás 17h, pelo número 0800 400 2022. Já a central de desistências atende pelo telefone 3600.7284.

Unidades com Teleagendamento:

UBS São Morada do Vale I: segundas-feiras, a partir das 8h;
UBS São Geraldo: terças-feiras, a partir 8h;
UBS São Judas Tadeu: quartas-feiras, a partir das 8h.
UBS Vila Branca: quintas-feiras, a partir das 8h;
UBS Cohab A: sextas-feiras, a partir das 8h.

tags:
• gti
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium