Quinta, 24 de maio de 201824/5/2018
51985292179
Ensolarado
17º
Gravatai - RS
Erro ao processar!
p15
GIRO METROPOLITANO-RS
Prefeitura de Gravataí promove Semana da Enfermagem no Pronto Atendimento 24 horas
Texto: João Vieira / Edição: Cristine Luiza Schmidt
Moises Pacheco Gravataí - RS
Postada em 16/05/2018 ás 16h54
Prefeitura de Gravataí promove Semana da Enfermagem no Pronto Atendimento 24 horas

Elaborada pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - SMS a programação especial da Semana da Enfermagem começou na tarde desta terça-feira (15). Realizada no Pronto Atendimento 24 horas, o primeiro encontro discutiu a assistência a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC). Acadêmicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, membros do SAMU, da Central de Ambulâncias e demais profissionais da saúde marcaram presença no evento.

Na ocasião, o gestor da SMS Jean Torman agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância de atividades que promovam a atualização permanente das técnicas de cuidado ao paciente: "O investimento em qualificação é uma responsabilidade firmada pelo governo municipal. É indispensável que nos aperfeiçoemos cada vez mais, seja pelas ferramentas novas que estão à nossa disposição, da tecnologia, ou até mesmo da informação." conclui.

A enfermeira e especialista em urgência e emergência Priscila Fogaça conduziu o bate-papo e destacou a importância destes procedimentos para reduzir as sequelas provocadas pelo AVC: "Pequem pelo excesso, não por negligência. O nosso trabalho enquanto profissionais da saúde não termina após a identificação dos primeiros sinais, ele começa aí." reforça.

Além de classificar os diferentes tipos de AVC, - isquêmico e hemorrágico - Priscila Fogaça citou os sintomas, as técnicas para diagnóstico, as principais sequelas e como reduzi-las de maneira assertiva. O acompanhamento pós-hospitalar também foi enfatizado pela enfermeira, além da importância da rotina de cuidados, a assistência continuada, entre outros: "O cérebro é tempo. Quanto mais tempo eu perder, mais perdas cognitivas eu terei" destaca.

Quem teve a oportunidade de prestigiar o evento foi à enfermeira Márcia de Francisch, que atua na Unidade de Saúde da Família - USF São Marcos: "Existem muitos conceitos e práticas que se reformularam desde a minha formação. Esses encontros nos permitem conhecer novas técnicas e estreitar as relações com o paciente."

De acordo com a coordenadora do Pronto Atendimento 24 horas Angélica Jardim, esta é a primeira vez em cinco anos que a semana da enfermagem acontece em Gravataí: "É preciso que cuidemos, inclusive, dos cuidadores. Valorizar os serviços prestados aqui no PAM engrandece ainda mais o nosso cuidado com a comunidade" afirma.

Confira a programação da Semana da Enfermagem:

16 de maio, 14h;

Dr. Regis Renosto;
Tema: RCP;
Acadêmica de Enfermagem: Nila Maria Santos Rodrigues;
Tema: Importância da Higienização de Mãos.

17 de maio, 9h;

Dr. Regis Renosto;
Tema: RCP;
Acadêmica de Enfermagem: Nila Maria Santos Rodrigues;
Tema: Importância da Higienização de Mãos.

tags:
• saúde
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium